quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Função Recursos Humanos

“Como a função Recursos Humanos pode contribuir para com o atingimento dos objetivos organizacionais (ou seja, como a função RH pode ser estratégica, auxiliar a organização a melhorar seus resultados por meio das pessoas)”?

Por: Silvia Damini

Sabe-se que é vital ao sucesso da organização, qualquer que seja a sua natureza, uma eficaz gerência de RH. Sua atuação dever ser baseada num enfoque desenvolvimentista, ou seja, voltada à eficácia. Sua administração descentralizada, onde a gestão das pessoas passa a ser exercida por todas as pessoas, baseada em diretrizes gerais, oriundas e aprovadas por toda a organização; utilizando-se de critérios transparentes e pró-ativos. A tarefa de gerenciar RH passa não ser exclusividade da área, pois todo gerente é também um gerente de RH.

A função de RH só poderá contribuir para os resultados da empresa se produzir e seguir uma estratégia interagente com a estratégia maior da organização. O Rh não existe de forma isolada na empresa; deve manter um relacionamento dinâmico com os outros subsistemas. Precisa apoiar equipes, fomentar a liderança, apoiar os processos de fixação de estratégias, fornecer serviços e facilitar o processo de desenvolvimento contínuo. Sua eficácia depende da capacitação de pessoal e compreensão de sua vinculação com o planejamento estratégico da empresa, para adotar uma atitude proativa com relação a RH, permitindo a antecipação das necessidades organizacionais.

Busca-se que todas as áreas da empresa procurem a eficácia da organização. O RH deve tratar da estratégia da empresa quanto ao envolvimento das pessoas para o atingimento dos objetivos organizacionais. Possui áreas de atuação eficazes, compreendendo qualidade e atenção a resultados como: planejamento, R&S, administração de cargos e salários, avaliação e acompanhamento de pessoal, T&D, estudos, pesquisas, levantamentos e desenvolvimento organizacional. O foco centrado no fator humano é chave para o sucesso, alinhando decisões de RH em estratégias ligadas ao desempenho; adotando políticas de salários e recompensas, possibilidades de carreira, participação nas decisões, competição interna, mudança e renovação constante e controle pela adesão e interiorização das regras ao invés da imposição concreta de ordens e proibições. Tais políticas são positivas, pois há maior valorização econômica dos colaboradores, espaço para inovação e participação, enriquecimento das funções, segurança de emprego entre outras.

A empresa é feita para servir as pessoas (proprietários, dirigentes, colaboradores, clientes, fornecedores); e estas também contribuirão de alguma forma à organização. Uma função do RH no processo de planejamento estratégico é a identificação das necessidades dos colaboradores, pois os mesmos ajudarão na consecução dos objetivos organizacionais. Para isto, é importante estabelecer políticas de promoção e avaliação, pois como a organização é um conjunto de pessoas que trabalham para satisfazer suas necessidades, é fundamental que o interesse dessas esteja orientado e motivado para também atender e realizar metas e objetivos organizacionais. A finalidade da Gestão de RH é promover o empenho coletivo de trabalho, este é o que gera lucro para a organização. É trabalhar com motivação, desenvolvimento e recompensa de seres humanos, definindo a qualidade do trabalho a partir do comportamento.

Cumpre ao RH ajudar os colaboradores a descobrir seus interesses de realização e proporcionar condições para que trabalhem de acordo com eles. É responsável por promover o encontro de interesses dos diversos segmentos como empregados, patrões e clientes. Sendo assim, a administração estratégica de RH deve ser um processo de gestão, onde as decisões estratégicas estejam ligadas aos investimentos para maximização do crescimento do capital humano, pois as pessoas representam recursos estratégicos para a organização à medida que utilizam seus conhecimentos e habilidades para efetuar acordos, ganhar mercado, fornecer seus serviços ao cliente em nome da organização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário