quinta-feira, 19 de maio de 2011

O QUE SÃO OS 5 S's?


Psicologia Organizacional

O QUE SÃO OS 5 S's?

Para aperfeiçoar recursos, otimizar resultados e alcançar qualidade é preciso aplicar conceitos modernos de trabalho. O 5S é um programa. O nome deste programa tem origem de palavras japonesas iniciadas com a letra S. É uma ferramenta de trabalho que permite desenvolver um planejamento sistemático de classificação, ordem, limpeza, permitindo um melhoramento das condições ambientais.

Seus principais benefícios são uma maior produtividade (redução de tempo procurando objetos); redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais; melhor qualidade de produtos e serviços; segurança; menor índice de acidentes de trabalho; maior satisfação; melhoria do clima organizacional; produção criativa; motivação e competitividade organizacional.

Essa técnica não se traduz apenas as relações de trabalho. Podem e devem ser aplicadas no cotidiano da vida pessoal e familiar, como por exemplo, em casa, em restaurantes, nos ambientes de lazer, nos banheiros, etc. Elas são aplicadas em um processo de educação e treinamento, atingindo todos os níveis da empresa. É um conceito que precisa ser entendido, incorporado e praticado diariamente.

O 5S é um modo simples de melhorar relações e o ambiente no trabalho, simplificando procedimentos, otimizando recursos e o seu tempo. O resultado é um melhor desempenho profissional e de serviço, com reflexo direto na satisfação de usuários e na produção.

Os 5S’s são classificados em:

· SEIRI = SENSO DE UTILIZAÇÃO: Refere-se à pratica de identificação e verificação de ferramentas e materiais necessários e desnecessários na área de trabalho. Analisar o local e classificar todos os itens de acordo com o critério de utilidade e freqüência do uso. Isto é, manter no local de trabalho somente aquilo que for essencial para a realização do mesmo. Este processo conduz a eliminação de excessos e desperdícios, libera espaço físico diminuindo os obstáculos à produtividade do trabalho.

· SEITON = SENSO DE ORGANIZAÇÃO: Focaliza a necessidade de um espaço organizado. Refere-se à localização determinada das ferramentas, equipamentos, documentos e materiais em ordem, permitindo de maneira funcional um melhor fluxo de trabalho, possibilitando acesso rápido e fácil. O processo deve ser feito de forma a eliminar os movimentos desnecessários. Apresenta benefícios como rapidez e facilidade na busca de objetos, facilidade de comunicação entre todos, controle sobre o que é utilizado e diminuição de acidentes.

· SEISÕ/SEISOU = SENSO DE LIMPEZA: Refere-se à necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. O foco deste procedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário, e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muito desordenados. O importante é após utilizar determinado instrumento deixá-lo nas melhores condições possíveis. O objetivo não é apenas limpar a sujeira, mas também os desperdícios e as relações pessoais. Um ambiente onde há franqueza, transparência e respeito é um ambiente limpo.

· SEIKETSU = SENSO DE HIGIENE: Refere-se ao cuidado da higiene própria em todos os níveis: físico, mental e emocional. Isto é necessário para a existência de um bom clima de trabalho, com conforto, segurança e com relações saudáveis entre todos os setores da companhia. Não é só no ambiente físico que as melhorias são necessárias. É preciso ter plena consciência dos aspectos que afetam sua saúde e agir sobre eles. A saúde do ambiente traz satisfação e motivação pessoal, previne e controla o stress, danos, acidentes e melhora a qualidade de vida.

· SHITSUKE = SENSO DE AUTODISCIPLINA: Refere-se à manutenção e revisão dos padrões. Colocar em prática os 4S anteriores, sem descuidar do aperfeiçoamento. É a busca do autodesenvolvimento. Uma nova maneira de trabalhar, não permitindo regresso às antigas práticas. Este último S é o mais complexo, porque é o momento de executar as tarefas como hábitos, sem achar que está tudo funcionando perfeitamente ou que não há mais em que evoluir. Ao contrário, a autodisciplina requer constante aperfeiçoamento: se está bom pode ficar ainda melhor. Traz a conscientização da responsabilidade em todas as tarefas, por mais simples que sejam. Os serviços são realizados dentro dos requisitos de qualidade. Há a consolidação do trabalho em equipe, cumprimento de procedimentos operacionais, concretização da gestão participativa e maior desenvolvimento.

A implantação desse programa é de grande valia às empresas. E, ainda a metodologia de implantação dar-se-á de acordo com cada realidade, como por exemplo, tamanho da empresa, quantidade e comprometimento dos colaboradores. Esse programa não é de início, meio e fim. Ele deve ser permanente buscando a melhoria sempre. Os 5S’s necessitam de persistência e dedicação.

Fica um questionamento: Parece tão simples entender, mas porque é tão difícil fazer?

Para conhecimento: Algumas empresas que adotaram esse programa – Ford, Petrobrás, Brahma, Marcopolo, Azaléia, Fiat, Sesi dentre outras grandes, médias e pequenas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário