![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjglM8mkDoRO9SGlF2_RuD_Uov41mD0qtm6ZE8uAkhiSISbW16re9u_jhdPD8XT5l3Lo7E1IH64fOCYyPT7UPVf8qYoP46Ksq8l-d0rfUHXyvHNtpYlb5QUDN-k1kdw9WrYfntyJH7dvF7t/s320/duvida%5B1%5D.jpg)
NA HORA DA ESCOLHA
“Conhece-te a ti mesmo”
Um teste de múltiplas escolhas. Assim poderíamos definir a vida, como um eterno vestibular, em que sempre buscamos alternativas certas, aquela que contará pontos essenciais para que você tenha um bom desempenho final. Cada hora é hora de decisão, hora de escolha, hora de refletir.
Escolher uma profissão, uma carreira a ser seguida, também faz parte do roteiro de questões deste exame, e nem sempre essa escolha é fácil. E como não bastassem as dúvidas, as cobranças da família, dos amigos e todas as pessoas com as quais dividimos o nosso dia-a-dia. E uma cobrança maior: a SUA. “Que profissão, que carreira seguir?”
Primeiramente, manter a cabeça no lugar e não escolher sem pensar já é um grande passo para quem busca dar os primeiros passos para uma carreira promissora. Número de profissões, número de candidatos por vaga, exigências de mercado de trabalho, globalização, desemprego, etc., são fatores que com certeza vão e vem pelo nosso pensamento no momento de decidir por um determinado curso universitário, concurso técnico ou mesmo pela abertura de um negócio próprio. Tudo pesa, inclusive a vontade extrema de fazer aquilo que você gosta. Mas do que você gosta? Como escolher uma profissão ou uma carreira?
VOCAÇÃO?
Talvez, mais importante que buscar uma essência em nós para determinado trabalho seja “elaborar um projeto de vida”, buscando sempre desenvolver a nossa capacidade de exercer qualquer atividade.
REFLEXÃO:
Escolher as possibilidades reais, posicionando sobre os pontos negativos e positivos de cada alternativa, essa é uma boa forma de refletir e de buscar a decisão.
EXPERIÊNCIA ESCOLAR = POSSÍVEL PROFISSÃO?
Nem sempre. Às vezes, somos muito influenciados por um professor do qual temos grande simpatia e/ou consideramos que o curso universitário ou a carreira irá se assemelhar de mais com a matéria que gostamos. É importante buscar a carreira que se quer seguir.
DAR UM TEMPO E ESPERAR A DECISÃO CHEGAR?
Péssima idéia. Nada de passividade. A escolha certa de uma profissão depende principalmente de quem vai buscá-la, procurando informações sobre diversas carreiras, entrevistando ou dialogando com profissionais da área pretendida, autoconhecendo suas habilidades e sua história pessoal e traçando um bom projeto de vida.
“OLHAR NO ESPELHO”
Conhecer-se é imprescindível para determinar uma profissão para seguir. Mas tenha sempre em vista que esta escolha não delimitará para sempre a sua vida. É sim grande passo, que abrirá portas para novas escolhas e decisões.
Dinheiro?
É preciso ver muito além do mercado. Profissões prestigiadas e que podem dar dinheiro são sempre as mais procuradas e que apresentam um grande número de desistências nos primeiros anos de faculdade. Novamente vale refletir antes de buscar a escolha.
Abrir o leque
É importantíssimo aprofundar as informações que você tem sobre as mais variadas profissões, buscando sempre varias fontes de pesquisa: manuais, internet, jornais, revistas, etc. Avalie e faça também uma relação de escolas que realizam os cursos, avaliando também dados como: distância, tempo, carga horária, notas no provão, entre outros. Visite-as, se possível, procurando observar instalações, laboratórios, horários de funcionamento da biblioteca, etc.
O mundo é você
Já se foi o tempo em que o mercado buscava apenas profissionais com diplomas. Hoje, o profissional tem de ser versátil e estar realmente ambientado com a profissão a ser exercida, buscando sempre o seu aprimoramento. Para isso, precisa estar realmente integrado a função que desempenha. Assim é importante definir muito bem a sua carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário